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Gestão de Condomínios: o Segredo para um Condomínio Próspero
Recentemente, ao ministrar uma palestra sobre Planejamento Estratégico para uma plateia de empresários em Niterói, fui surpreendido pelo resultado de uma enquete que indagava sobre o propósito das empresas: gerar lucro ou perpetuar-se no mercado.
A enquete, realizada no início da palestra com a apresentação separada das alternativas, mostrou uma visão coletiva bastante madura ao optar esmagadoramente pela opção “perpetuar-se no mercado”.
Ao iniciar o texto para essa coluna me questionei: Qual seria o propósito para um condomínio? Qual seria o propósito para um Síndico Profissional?
Os condomínios devem ser uma comunidade harmônica
O condomínio não tem como finalidade gerar lucro, mas perdurar por muito tempo proporcionando um ambiente harmonioso e de bem-estar para aqueles que, ao compartilhar um espaço comum, buscam atender necessidades específicas que vão desde segurança a serviços, incluindo também condições econômicas compatíveis com sua expectativa de investimentos e despesas.
A palavra mágica aqui é “compartilhar”: compartilhar interesses, compartilhar recursos, compartilhar soluções, compartilhar bons momentos, sempre respeitando a individualidade e diversidade – esse é o grande desafio dos condomínios.
Atender as expectativas dos participantes do cotidiano do condomínio ou “minimamente da maioria dos participantes” dessa grande comunidade é um desafio complexo que envolve muitas facetas, dentre elas:
- Recreativas;
- Sociais;
- Econômicas,
- Fiscais;
- Contábeis;
- Trabalhistas;
- Jurídicas.
Além disso, há também a participação de distintos perfis: proprietários, locatários, moradores, administração, funcionários, agentes públicos, fornecedores, visitantes, vizinhos e tantos outros.

A gestão do condomínio consiste no equilíbrio entre custos e benefícios para os moradores
Vamos nos deter por ora num dos aspectos mais sensíveis para os condomínios: como conciliar a alocação dos recursos para atender as expectativas daqueles que arcam com as despesas? Sendo mais direto vamos analisar a percepção de custos e benefícios para proprietários e locatários.
Conhecer o perfil dos proprietários e locatários é fundamental para estabelecer o estilo e linha de ação da gestão do condomínio com implicações diretas na forma como se distribui os recursos financeiros e na qualidade dos serviços oferecidos.
Aqui, lanço uma provocação aos Síndicos e as Administrações Condominiais: se vocês não conhecerem o perfil dos seus “clientes”, ou seja, moradores, proprietários e locatários, vocês estarão sujeitos a serem julgados apenas pelos resultados financeiros.
Sua contribuição estará limitada a sua capacidade em reduzir custos – lembrando que condomínios não têm como finalidade o lucro. No entanto, a avaliação dos custos será sempre contaminada por questionamento sobre as prioridades e qualidade de serviços oferecidos.
Nesse modelo, a médio prazo, sua capacidade de entregar aos condôminos o que eles esperam receber será fortemente impactada, porque as continuadas ações de redução de custo, além de limitar a oferta e qualidade dos serviços, se esgotam com o passar do tempo, afinal seus fornecedores têm um limite para oferecer preços cada vez menores.
A transparência, comunicação e apoio dos moradores são os pilares da gestão de condomínios eficaz
Assim como uma empresa, o condomínio precisa ter clareza sobre o seu propósito, conhecer o seu cliente, estabelecer bons critérios para decisões, adotar um elevado nível de transparência, ter um processo de comunicação eficiente e contar com uma base sólida de apoio para sua administração.
Sobretudo, precisa convencer os seus condôminos que eles recebem serviços que vão além de suas expectativas, desfrutando de um ambiente seguro e agradável.
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